Fotos do Congresso Nacional em Brasília


Maior símbolo da capital brasileira, o Edifício do Congresso Nacional é a realização predileta de Oscar Niemeyer. Cartão-postal da cidade, abriga o Senado e a Câmara dos Deputados e reúne três dos elementos arquitetônicos mais famosos do país: a rampa central do Congresso e as duas cúpulas laterais, uma côncava (Câmara) e outra convexa (Senado). É ponto de visita obrigatório para os turistas que visitam a Capital nacional.

É formado ainda por duas torres gêmeas (o Anexo I), com 28 pavimentos, onde funciona a administração das duas Casas Legislativas. Ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

Com sede em Brasília desde os anos 60, o Congresso está situado no eixo monumental. À sua frente encontra-se um grande gramado, usado pela população como palco de passeatas, protestos e outras manifestações públicas. É também um dos um dos três edifícios monumentais que definem a Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal federal.



Em seu interior, encontra-se o Salão Negro, o Salão Verde, o Salão Nobre, os Plenários da Câmara e do Senado, bem como as galerias (que unem o prédio principal aos anexos tanto na Câmara como no Senado). Na chapelaria do Senado, existe um pequeno museu com o mobiliário do antigo Senado - localizado no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro.

As sessões da Câmara e do Senado começam às 14h e podem ser acompanhadas (a partir das galerias). Não é permitido entrar de bermuda, chinelo ou regata durante a semana. Além disso, em ambas as casas há a possibilidade de visitas monitoradas.

Representa um dos mais importantes Poderes da República Brasileira. E como não podia deixar de ser é uma obra grandiosa. Sua vista impressiona mesmo de longe. Se for viajar a Brasília não deixe de reservar algum tempo para visitá-lo e conhecer o seu interior.

Foto do Congresso Nacional
Fotos do Congresso Nacional em Brasília









Mais fotos de Brasília
Guia de Brasília