Fotos do Palácio da Alvorada em Brasília


O Palácio da Alvorada costuma ser a residência oficial do Presidente da República. Projeto de Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 30 de junho de 1958 e está localizado às margens do Lago Paranoá, em Brasília, a 4 km de distância do Palácio do Planalto.

O edifício é revestido de mármore e tem sua fachada de vidro. Suas colunas, separadas de 10 em 10 metros, lembram redes estendidas em uma varanda, como as que contornavam as casas de fazenda do Brasil colonial. Tornaram-se símbolo da cidade e, inclusive, dão forma ao brasão do Distrito Federal.

Com uma área de 7300 metros quadrados - dividos em 3 andares, o palácio é composto por duas suítes presidenciais, quatro suítes para familiares e visitantes, piscina olímpica aquecida, sauna, cinema para trinta pessoas, sala de música com piano, biblioteca, academia de ginástica, barbearia, sala de massagens, sala de jogos e adega para 2 000 garrafas. Além de áreas de serviço e salões para comprimissos oficias de governo.

Na parte externa, possui um espelho d'água que reflete a imagem da construção - dando-lhe a impresão de estar flutuando - e abriga a escultura "As Iaras", de Alfredo Ceschiatt.

As visitas ao Palácio da Alvorada são realizadas às quartas-feiras, das 15h às 17h30, com distribuição de senhas.

Foto do exterior do Palácio da Alvorada em Brasília
Fotos do exterior do Palácio da Alvorada em Brasília











fotografias de Brasília por Eliezer Faleiros de Carvalho

Mais fotos de Brasília
Guia de Brasília